domingo, 25 de setembro de 2022

Urnas eletrônicas de Iguatu, Cedro e Quixelô recebem mídias com números de candidatos

O juiz eleitoral de Iguatu, Eduardo André Dantas, presidiu na manhã da terça-feira, 20, no Fórum Eleitoral, a solenidade pública de carga das urnas. Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após abertura de envelopes com as mídias (cartões de memória), pelo magistrado, passaram a instalar os dados com números dos candidatos no sistema de informação das unidades de votação. O promotor eleitoral Fernando Miranda também acompanhou o ato.

O trabalho se estendeu até quinta-feira, 22, para as urnas que incluem os municípios de Iguatu, Quixelô e Cedro, cidades que compreendem a 13ª Zona Eleitoral. No próximo sábado, véspera do pleito, as urnas serão despachadas para os locais de votação.

“A urna eletrônica não tem ligação externa com Internet, por isso é segura, e precisa ter a cada pleito instalada a sua carga, com números dos devidos candidatos aos diversos cargos”, reforçou o magistrado. “Se houver violação do lacre, facilmente será detectado e a urna substituída”.

Números

Mais de 1.500 pessoas envolvidas trabalham para que as eleições transcorram de forma segura. Ontem, sexta-feira, 23, foi concluída a checagem de dados de todos os eleitores nos cadernos de votação.

A 13ª Zona Eleitoral compreende os municípios de Iguatu, Quixelô e Cedro. Iguatu tem 68.464 eleitores aptos a votar e 200 seções neste pleito. Já Cedro são 20.209 mil eleitores e 61 seções. Já Quixelô, menor colégio eleitoral, tem 14.193 eleitores e 43 seções eleitorais.

Orientações e mudanças

Nessa reta final das eleições, o juiz eleitoral Eduardo Dantas reforça algumas orientações sobre o dia do pleito eleitoral que devem ser seguidas pelos eleitores. O horário de votação será das 7h às 17h. “Na 13ª Zona Eleitoral, muitas sessões eleitorais foram agregadas ou desmembradas. É importante que o eleitor consulte previamente o seu local de votação através de uma ligação gratuita para o número 148 ou pelo aplicativo e-título”, disse.

No Iguatu, os eleitores que votavam no colégio Adahil Barreto passam a votar na escola Amélia Figueiredo, já votantes das seções do São José (FASC) passam a votar no campus Humberto Teixeira, já os eleitores do Sítio Tipis passam a votar na comunidade de Morada Nova.

Com informações do Jornal A Praça.