quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Número de acidentes de trânsito com mortes cai 68% em vias que tiveram velocidade reduzida em Fortaleza

A média do número de acidentes de trânsito com mortes em Fortaleza caiu 68,1% em ruas e avenidas que tiveram a velocidade máxima readequada para 50 km/h. O dado faz parte de um novo levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), divulgado nesta última terça-feira (27).

O estudo teve como base 16 vias nas quais a readequação foi implementada há mais de 12 meses. Ainda de acordo com a análise, o quantitativo de colisões com vítimas lesionadas caiu 18,9%. Já os atropelamentos diminuíram 29,7% e o de acidentes gerais, 23,3%.

Foram analisadas as avenidas Presidente Castelo Branco, General Osório de Paiva, Francisco Sá, Augusto dos Anjos, Frei Cirilo, Coronel Carvalho, Gomes de Matos, Dom Luís, Abolição, Santos Dumont, Historiador Raimundo Girão, Monsenhor Tabosa e Antônio Sales, e as ruas Dr. Justa Araújo, Alberto Magno e Governador João Carlos.

O método aplicado visou isolar o efeito da intervenção, considerando como grupo de comparação outras vias de características similares que não receberam a política de segurança viária.

Conforme a AMC, o objetivo da readequação de velocidade é reduzir a gravidade dos sinistros que acontecem em Fortaleza e garantir a segurança de todos os usuários, principalmente os mais frágeis, como os pedestres e ciclistas.

A readequação foi implementada pelo órgão de trânsito após estudos que têm como base critérios de acidentalidade viária e volume de tráfego.

Com informações do G1 Ceará.