terça-feira, 9 de agosto de 2022

Sítio do Patu, campo de concentração que abrigou retirantes em Senador Pompeu, é tombado

O Sítio Histórico do Patu, Campo de Concentração que abrigou cerca de 20 mil retirantes no Ceará, teve tombamento definitivo aprovado, nesta última segunda-feira (8), em reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa). O encontro aconteceu na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

O campo do Patu, em Senador Pompeu, a cerca de 270 km de Fortaleza, é um dos sete campos de concentração criados no Ceará na seca de 1932. É o único cujos vestígios físicos ainda existem.

Os campos de concentração de retirantes da seca foram erguidos no Estado em momentos históricos distintos: em 1915 e 1932. O de Senador Pompeu, assim como os demais, funcionou como espaço de aprisionamento para quem tentava fugir da miséria provocada pelos intensos períodos de estiagem.

“Tão importante quanto a preservação do sítio histórico, é trazer à tona as histórias de vida das pessoas que ali estiveram e como a seca de 1932 institucionalizou as práticas de confinamento. O reconhecimento de um crime contra a humanidade, na figura dos mais pobres. É uma memória sensível, é uma memória de dor”, afirmou Jéssica Ohara, coordenadora de Patrimônio (Copam), da Secult Ceará.

Com informações do Diário do Nordeste.