domingo, 31 de julho de 2022

Arco de Nossa Senhora de Fátima é reconhecido como patrimônio histórico material de Juazeiro do Norte

Conhecido como cartão postal de Juazeiro do Norte, a 489 km de Fortaleza, o Arco de Nossa Senhora de Fátima, também conhecido como Arco dos Salesianos, foi reconhecido como patrimônio histórico material do município. A decisão foi informada pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte nessa última segunda-feira, 25.

Conforme a Prefeitura, o monumento foi inaugurado em 1953, em alusão aos festejos referentes à passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela região do Cariri. O arco tem forte representatividade no município, pois integra o ambiente afetivo do povo juazeirense.

Com o reconhecimento, ele passa a integrar a lista de imóveis sob proteção da Diretoria de Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte, órgão vinculado à Secretaria da Cultura. Em entrevista ao jornalista Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri, o diretor de patrimônio histórico da Pasta, Roberto Viana, explica que “o monumento guarda relevância não somente arquitetônica quanto religiosa”, considerando que ele leva o nome da santa.

Segundo o secretário, alguns dos cuidados destinados ao material com o tombamento são as manutenções periódicas em sua estrutura e as restaurações para manter a originalidade da peça, no intuito de conservar suas características e prevenir danos.

O tombamento do Arco de Nossa Senhora está garantido pela Lei Nº 5314/2022, que foi consolidada por iniciativa do vereador Márcio Jóias e sancionada pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).

Ainda neste ano, outros equipamentos da cidade estão em estudo acerca do reconhecimento como patrimônio histórico material, entre eles está o Teatro Marquise Branca. “Estamos preparando o arcabouço de documentos para que seja decretado o seu tombamento, sendo ele um dos prédios históricos do município e que deve ser tombado ainda em 2022”, destacou Roberto Viana.

Com informações do O Povo.