quarta-feira, 29 de junho de 2022

Cidade cearense lidera taxa de homicídios no Brasil; Estado é o 4º mais violento do país

São João do Jaguaribe, no interior do Ceará, se destaca negativamente como a cidade com maior taxa de média de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no Brasil, de 2019 a 2021. O dado foi divulgado nessa terça-feira (28), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A taxa de mortes de 2019 a 2021 na cidade foi de 224, por 100 mil habitantes, seguido por Jacareacanga, no Pará, com taxa média de 199 em igual período. Conforme o IBGE, o município do Vale do Jaguaribe tem aproximadamente oito mil habitantes.

Ainda de acordo com o anuário referente à violência no País em 2021, o Ceará é o quarto Estado mais violento do Brasil. A posição do Ceará chama a atenção estando atrás apenas do Amapá, Bahia e Amazonas.

Demais municípios do Estado também foram elencados na lista do Fórum Brasileiro, entre as 30 cidades com as mais altas taxas de homicídios do País, por 100 mil habitantes. São eles: Guaiúba, Chorozinho e Ibicuitinga.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a cidade de São João do Jaguaribe está com redução de 80% neste ano de 2022. "No período de janeiro a maio de 2021 foram dez casos. Em igual recorte neste ano, esse número reduziu para dois. Em todo o ano de 2021, foram 23 CVLIs", disse a Pasta.

"Entre as medidas adotadas pelas Forças de Segurança na cidade, está o direcionamento do policiamento para pontos criticos, com o embasamento da área de inteligência. Outro ponto são as frequentes operações deflagradas pelas Polícias Civil e Militar em todo o Vale do Jaguaribe. Por último, é importante destacar uma maior intensidade no patrulhamento ostensivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o emprego de equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi)", informaram por nota.

Com informações do Diário do Nordeste.