quinta-feira, 30 de junho de 2022

Varíola dos macacos não tem potencial de causar surtos no Ceará

Foto Shutterstock
A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Sarah Mendes, afirmou em coletiva de imprensa nesta última quinta-feira (29), que a varíola dos macacos não tem potencial para gerar surtos no Ceará. O Estado confirmou o primeiro caso da doença na última quarta (30).

Epidemiologista e especialista em Vigilância em Saúde, ela explica que, como a principal via de transmissão da condição da “monkeypox” é através do contato com as lesões na pele, a disseminação se torna mais difícil de acontecer em relação a outras doenças.

“A gente ficou muito sensibilizado com a Covid porque ela é de transmissão respiratória e tinha muitos grupos suscetíveis, mas na varíola dos macacos não pensamos nela como um potencial causador de surtos”, argumenta.

O epidemiologista Antônio Lima, da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), emenda: “é uma possibilidade muito remota porque é outro mecanismo de transmissão e os casos são esporádicos. Mesmo na Inglaterra, você não teve grandes surtos localizados”.

Para ele, o ineditismo do fenômeno é a doença ter saído de suas áreas endêmicas, no Congo e na África Ocidental, mesmo havendo vacinas e antivirais específicos para combatê-la.

Com informações do Diário do Nordeste.