segunda-feira, 30 de maio de 2022

Fenômeno que causou fortes chuvas no Recife pode chegar com menos intensidade ao Ceará

Foto Fabiane de Paula
Cidades do Grande Recife, em Pernambuco, continuam em alerta por causa das fortes chuvas que ocorrem na região desde o fim de semana. Como resultado, mais de 90 pessoas morreram e 26 estão desaparecidas, de acordo com as autoridades. Contudo, o sistema meteorológico que está provocando desastres por lá deve ter pouca influência no Ceará.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) atribui essas chuvas ao Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Agustinho Brito, esta época do ano é favorável à ocorrência do fenômeno.

O DOL se caracteriza por perturbações em campos de pressão e vento no sentido de leste para oeste, na costa leste do Nordeste, sobretudo no período pós-estação chuvosa no Ceará, que começa em junho.

“É normal ocorrer, mas nem todo ano ele atinge o Ceará. Podem sobrar algumas áreas de instabilidade que cheguem para o Cariri e sul da região Jaguaribana, a princípio de fracas a moderadas. Também pode ser que atinja a faixa litorânea, mas não é o prognóstico para agora”, detalha Agustinho.

Com informações do Diário do Nordeste.