sábado, 30 de abril de 2022

No Ceará, Postos de saúde abrem neste sábado (30) para vacinação contra sarampo e influenza

Todos os postos de saúde do Ceará estarão abertos neste sábado (30) para aplicação das vacinas contra influenza e sarampo no "Dia D" da campanha, que visa intensificar a mobilização para garantir a imunidade dos cearenses.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o grupo alvo para receber a dose contra influenza é composto por profissionais da Saúde e pessoas com idade a partir de 60 anos, além de crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.

Para o sarampo, a campanha é destinada a profissionais da Saúde e crianças da mesma faixa etária aptas a receber a dose contra a influenza. Elas tiveram a vacinação antecipada por conta dos riscos da volta da circulação do sarampo ao Brasil.

Ainda conforme informações divulgadas pela Sesa, a vacina contra a influenza deste ano, produzida pelo Instituto Butantan, é composta pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B.

A meta, proposta pelo Ministério da Saúde, é vacinar 90% dos públicos prioritários para influenza e de 95% das crianças contra o sarampo.

OUTROS GRUPOS

Apesar de o "Dia D" ser neste sábado, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo tem início na segunda-feira (2) e segue até o dia 3 de junho.

Nesta fase, são prioritários grupos de:gestantes
puérperas
pessoas com comorbidades e deficiências permanentes
povos indígenas
professores
caminhoneiros
trabalhadores do transporte coletivo
profissionais portuários
membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas
funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
população privada de liberdade
jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas

Com informações do Diário do Nordeste.