quarta-feira, 30 de março de 2022

Campanha de vacinação contra influenza e sarampo no Ceará começa segunda-feira (4); veja quem já poderá se vacinar

Foto Shutterstock
A campanha de vacinação contra influenza e sarampo começa a partir da próxima segunda-feira (4), no Ceará. A aplicação dos imunizantes ocorre simultaneamente até o dia 3 de junho, mas para cada um há um cronograma específico (veja abaixo).

A vacinação contra influenza, nesta etapa, contempla idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a campanha busca contemplar cerca de 90% dos públicos prioritários para influenza. Já para sarampo, a perspectiva é que 95% das crianças, entre seis meses a 4 anos, sejam imunizadas.

Neste ano, a vacina contra a Influenza inclui proteção contra a nova cepa H3n2, da Influenza A, além de atuar contra os vírus Influenza B e Influenza A com a cepa H1n1.

O imunizante contra a influenza pode ser tomado junto à vacina contra a Covid-19. A Prefeitura de Fortaleza dará início à aplicação da quarta dose desse imunizante no sábado (2), para idosos a partir de 80 anos.

VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A orientadora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Kelvia Borges, explicou que a campanha é voltada às pessoas que têm maior probabilidade de contrair a doença, desenvolver sintomas graves e hospitalizar.

“Nosso objetivo, além de reduzir complicações e óbitos, é diminuir a sobrecarga dos serviços de saúde no Estado”, apontou.

Em 2021, apenas 72% da meta de vacinação foi atingida. Por isso, reforçou a importância da meta estabelecida, orientando as pessoas inclusas nas fases de vacinação a buscar os postos de saúde e cumprir com o calendário destinado ao grupo.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA NO CEARÁ

1ª FASE: DE 4 A 30 ABRIL*
Idosos a partir de 60 anos;
Trabalhadores da saúde.

2ª FASE: DE 2 DE MAIO A 3 DE JUNHO

Crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos;
Gestantes e puérperas;
Pessoas com comorbidades e deficiências permanentes;
Povos indígenas;
Professores,
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo;
Profissionais portuários;
Membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

*Em Fortaleza, a primeira fase da campanha segue até 2 de maio nos 116 postos de saúde, também contemplando idosos e trabalhadores da saúde.
SARAMPO

Além da vacina da gripe, a 8ª campanha contra o sarampo também ocorrerá em duas etapas, na busca por imunizar 95% das crianças entre seis meses e cinco anos.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

1ª FASE: DE 4 A 30 ABRIL
Trabalhadores da Saúde.
2ª FASE: DE 2 DE MAIO A 3 DE JUNHO
Crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos de vida.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para receber a vacina, é necessário apresentar:
CPF;
Documento de identidade com foto;
Cartão Nacional de Saúde (CNS);
Comprovante de residência;
Cartão de vacinação.

Para ter acesso às vacinas da influenza, também será preciso, no caso dos trabalhadores, apresentar um documento de comprovação do trabalho em Fortaleza. Os centros de vacinação aceitam a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo, ou o contracheque.

Com informações do Diário do Nordeste.