segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Ceará está há seis semanas com redução de demanda por leitos para pacientes com coronavirus; queda chega a 80%

O Ceará já verifica seis semanas consecutivas de diminuição nas solicitações de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19, chegando a 80% de redução. As informações são de balanço através da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Após crescimento paulatino desde dezembro de 2021, a demanda pelos equipamentos alcançou seu pico na segunda quinzena de janeiro, quando a rede pública de saúde recebeu, em média, 112 requisições de leitos.

Contudo, com a queda na positividade de testes confirmada pelo poder público, o Estado voltou a ter baixa nas solicitações. Atualmente, esse número está em 22, com base nos dados da última semana, de 20 a 26 de fevereiro.

O índice de 80% também reflete o decréscimo na demanda por enfermarias, destinadas a casos menos graves. Entre os dois períodos, os requerimentos diários caíram de 79 para 16.

Já na análise das UTIs, o pico foi um pouco mais tardio, na última semana de janeiro, com média de 35 pedidos diários. No último intervalo de fevereiro, o número caiu para 7.

Após avaliar que os índices da doença continuam em queda no Ceará, o governador Camilo Santana anunciou que renovou o decreto de combate à pandemia da Covid-19, sem alterações. A determinação vale até o próximo dia 6 de março.

Com informações do Diário do Nordeste.