segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Chuvas de janeiro provocam redução na área de seca no Ceará, aponta Funceme

As chuvas que caíram no Ceará durante o mês de janeiro de 2022 fez com que o nível de seca na modalidade moderada, diminuísse em comparação com o mês anterior de dezembro. Os dados foram confirmados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o órgão, a área de seca afetada no grau moderada diminuiu entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, passando de 60% do território cearense nesta condição, para apenas 32% de área com seca.

Para a Funceme a variação se deu, principalmente, pelas chuvas acima da média no primeiro mês da Pré-Estação. Na ocasião, o observado foi de 132,2 milímetros, 33,9% acima da normal climatológica. A presença da água em maior quantidade do que o habitual, pode ter contribuído para a diminuição da condição de seca.

Além da redução da área com seca moderada, manteve-se, conforme o Monitor, 9,84% do território sem seca relativa, que está concentrada no noroeste do Ceará, onde estão localizadas as macrorregiões da Ibiapaba e Litoral Norte.

Com 90,16% do Estado com seca moderada e fraca, os impactos são predominantemente de curto e longo prazo, variando entre veranicos de prazo diminuindo plantio, crescimento de culturas ou pastagem, déficits hídricos prolongados e restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

Com informações da Revista Central.