O Ceará recebe neste sábado (4), mais 370.890 doses da vacina da Pfizer que serão utilizadas para aplicação da dose de reforço. De acordo com o governador Camilo Santana, outras 17.250 doses da Astrazeneca estão previstas para chegar na capital cearense na segunda-feira (6).
Na publicação em que anunciou a chegada dos imunizantes, Camilo ressaltou a importância da população procurar os pontos de vacinação para completar o esquema vacinal quanto antes.
"Reitero, mais uma vez, a importância de todos completarem o ciclo vacinal. Procure os postos de vacinação se você já está no período da 2ª ou 3ª dose. Apenas com a imunização em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia", disse.
Percentual de imunização
O Ceará tem 65,07% da população imunizada contra a Covid-19, segundo um levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde. São pessoas que receberam as duas doses do imunizante ou a dose única da Janssen, doada pelos EUA ao Brasil e distribuída pelo Ministério da Saúde aos estados brasileiros.
As duas doses garantem imunização contra o vírus, mas é necessária a dose de reforço, meses após a segunda aplicação, para evitar a imunidade contra a doença caia com o passar do tempo.
O Ceará tem o maior percentual de imunizados entre os estados do Nordeste, ficando à frente de Alagoas (52,21%), Bahia (54,66%), Maranhão (47,48%), Paraíba (60,11%), Pernambuco (60,30%), Piauí (63,63%), Rio Grande do Norte (61,79%) e Sergipe (62,52%).
Além disso, 74,2% da população de todo o estado do Ceará recebeu, pelo menos, uma dose da vacina.
Com informações do G1 Ceará.