segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Filme cearense 'Pacarrete' é consagrado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com oito troféus

O filme cearense "Pacarrete" segue fazendo história. Desta vez, na 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, cujo anúncio dos vencedores ocorreu na noite deste último domingo (28). Toda a cerimônia aconteceu de modo virtual e contou com a entrega de 32 prêmios. Os vencedores receberão os troféus em casa.

Dirigida por Alan Deberton, a produção foi o grande destaque do evento, premiado nas categorias Melhor Longa-metragem Comédia, Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor Ator Coadjuvante (João Miguel), Melhor Filme pelo Voto Popular, Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

A coroação veio na esteira de tantos outros importantes reconhecimentos. Com estreia no ano passado, "Pacarrete" também foi o grande vencedor no 47º Festival de Gramado e, na programação do 29º Cine Ceará, figurava entre os preferidos do público, sempre com exibições lotadas e retorno acalorado.

Estrelada por Marcélia Cartaxo ("A Hora da Estrela"), a obra é baseada em fatos reais e investe na história de uma icônica moradora do município de Russas, localizado a 165 km de Fortaleza. Ela tinha o sonho de ser bailarina profissional, abrir uma escola de dança no Interior e promover as artes na cidade natal.

O elenco principal ainda conta com as atrizes Zezita Matos (“Onde Nascem os Fortes”) e Soia Lira (“Central do Brasil”, “Abril Despedaçado”), o ator baiano João Miguel (“3%”, “Estomâgo”), os cearenses Débora Ingrid (A História da Eternidade), Samya de Lavor (“Inferninho”, “O último Trago”), Edneia Tutti ("Os Olhos de Arthur") e Rodger Rogério ("Bacurau"), além da participação de atores e atrizes oriundos de Russas.

Ultrapassando Gramado e o Cine Ceará, "Pacarrete" participou, entre outras mostras, do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2019 (eleito Melhor Longa Mercosul, na escolha do Júri Oficial e Popular), Los Angeles Brazilian Film Festival - LABRIFF (Ganhador de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Montagem), 36º Festival Internacional de Cinema de Bogotá (Melhor Filme), 22th Shanghai International Film Festival e 43º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Com informações do Diário do Nordeste.