segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Mais de 4 mil presos que não têm CPF serão vacinados contra o coronavirus no Ceará

Mais de 4 mil presos do Sistema Penitenciário cearense que não têm documentação como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) estavam sem poder se vacinar contra a Covid-19. Após pedido da Defensoria Pública Geral do Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) garantiu que eles serão vacinados.

4.065

De acordo com a Defensoria Pública, 4.707 detentos estão nessa situação. A Sesa liberou inicialmente 4.065 doses de vacinas contra a doença, que começaram a ser aplicadas nos presídios na última sexta-feira (27).

O problema ocorria porque os internos não conseguiam se cadastrar no Sistema de Cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS) e, consequentemente, não tinham acesso ao sistema do Estado. O pedido da Defensoria Pública foi feito através do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), endereçado à Sesa, no último dia 22 de agosto.

A Defensoria participa do Comitê do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) para combater a Covid-19. “O GMF estava em interlocução com cartórios e Receita Federal para resolver a burocracia dos CPFs. No entanto, a dificuldade se impôs e poucos CPFs novos foram emitidos, assim, a única saída para superar essa burocracia seria a autorização da SESA para vacinar esse público”, afirma o defensor público Victor Montenegro.

Com informações do Diário do Nordeste.