terça-feira, 31 de agosto de 2021

Conta de energia: Governo Federal cria bandeira tarifária 50% mais cara, que valerá até abril de 2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (31), que uma nova bandeira será instituída a partir de 1º de setembro deste ano. O valor da bandeira de 'escassez hídrica' será de R$ 14,20 a cada 100 kWh, ou seja, 49,6% mais cara que a vermelha patamar 2. A medida ficará vigente até abril de 2022.

Com isso, a previsão da Agência é de que as contas de energias dos brasileiros sofram um aumento médio de 6,78% a partir de setembro.

Os custos com a produção de energia elétrica têm aumentado desde o ano passado, por conta da crise hídrica pela qual o País passa chegando até a importar da Argentina e Uruguai.

O custo a mais é cobrado a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e já havia sofrido um reajuste de 52% em julho. O último reajuste de julho também elevou o valor das bandeiras vermelha 1 e amarela.

Os aumentos são necessários para garantir o fornecimento durante a crise hídrica que afetou os reservatórios das hidrelétricas, fazendo necessário o acionamento das térmicas, que possuem uma energia mais cara.

ESTÍMULO

O Governo apresentou ainda o programa que estimula a redução no gasto de energia, em que prevê o prêmio de R$ 50 por 100kWh reduzido - limitado a 20% de redução. A vigência do programa é de setembro a dezembro deste ano.

A meta, conforme apresentado pelo Governo, é de uma redução de 15%. Considerando 20% menos energia consumida, a redução na conta pode chegar a 33% com a ativação da bandeira de escassez hídrica.

Com informações do Diário do Nordeste.