terça-feira, 31 de agosto de 2021

Ceará tem primeira morte pela variante Delta do coronavírus; homem não estava vacinado

Um homem de 45 anos com quadro de obesidade é a primeira vítima da variante Delta do coronavírus no Ceará. O paciente, que morava em Fortaleza, morreu nesse último domingo (29), e teve o óbito confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta terça-feira (31).

De acordo com a Sesa, ele não estava vacinado. A vítima estava internada em um hospital particular da Capital desde 6 de agosto. O Ceará já 96 casos confirmados de Covid-19 por infecção da cepa de origem indiana, com pacientes em 24 municípios.

O óbito serve de alerta para a população sobre a importância da vacinação "como a principal arma para lutarmos contra essa pandemia", conforme pontuou o secretário da Saúde do Ceará Marcos Gadelha.

SÓ 29% DOS INFECTADOS SE VACINARAM

Dos 96 casos da variante Delta no Ceará, somente 28 estão vacinados contra a Covid-19 com pelo menos uma dose, o que representa um indicativo de 29%. Destes, 16 completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única.

Por meio de rastreamento realizado pela Sesa, 26 infectados relataram não ter viajado para fora do estado recentemente, indicando que a cepa já está em transmissão comunitária.

"Outra medida importante com a chegada da variante Delta no Estado, inclusive com circulação comunitária, é o reforço do protocolo sanitário, com uso de máscara, álcool 70%, higiene frequente das mãos, além de evitar aglomeração", comenta o titular da Pasta, Marcos Gadelha.

Com informações do Diário do Nordeste.