Foto Fábio Oliveira/Prefeitura de Várzea Alegre |
“Estou muito feliz de voltar para escola, estudar com a professora e com os meus colegas”. A expressão de alegria da aluna Mariana Vieira, do 4º ano, reflete o sentimento dos estudantes de cinco unidades de ensino fundamental da rede municipal de Várzea Alegre, no Centro-Sul cearense, que retornam às aulas presenciais depois de 14 meses em casa.
A experiência em curso em Várzea Alegre do retorno às salas de aula é realizada de forma parcial, segundo aponta a secretaria de Educação do município.
Na manhã desta segunda-feira (24), o colorido das fardas se misturou ao verde das plantações de grãos de sequeiro e da mata nativa, que vicejam nessa época de chuva no sertão cearense.
Quem mora no entorno da escola saiu cedo com farda e mochila. Crianças do ensino fundamental I, irmãos e coleguinhas, de mãos dadas em direção à sala de aula depois de um ano e dois meses ausentes, foram cenas vistas nas localidades rurais, quebrando a monotonia do campo.
Outras crianças que moram um pouco mais distante seguiram de bicicleta e a pé pelas estradas vicinais. “Acho que não só eu, mas todo mundo aqui tá achando muito bom”, disse o estudante do 5º ano, Marcos Souza, da localidade de Naraniú.
“O nosso sentimento é de muita alegria e a gente tá muito emocionada e até nervosa”, revelou Maria Eliene Ferreira da Silva, coordenadora da escola da comunidade de Serra dos Cavalos. “As mães, as crianças e os professores estão todos satisfeitos, ninguém imagina a nossa alegria”.
Com informações do Diário do Nordeste.