sexta-feira, 30 de abril de 2021

Novo decreto de Camilo Santana libera atividades econômicas e religiosas aos fins de semana

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), a flexibilização das atividades econômicas e religiosas nos fins de semana no Ceará. Com isso, comércio de rua e restaurantes poderão abrir de 10h às 15h aos sábados e domingos. E os shoppings abrirão de 12h às 17h, incluindo praça de alimentação.

O novo decreto vale a partir de segunda-feira (3) — portanto, o lockdown permanece neste fim de semana (1º e 2 de maio). Aos sábados e domingos, haverá toque de recolher a partir das 19 horas.

As informações foram divulgadas em transmissão ao vivo. "Melhoramos os números, mas estamos em situação de muito alerta. Exige de todos nós muito cuidado", disse Camilo, enfatizando o risco de um retrocesso.

As medidas anteriores referentes ao período de segunda a sexta-feira permanecem, incluindo toque de recolher de 20h às 5h.

No decreto anterior, já havia ocorrido a liberação das aulas presenciais nas escolas até o 9º ano do ensino fundamental e reabertura de academias e barracas de praia, com limitação da capacidade.

SITUAÇÃO DA PANDEMIA NO CEARÁ

Durante a transmissão, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, apresentou o cenário epidemiológico no Ceará. Ele destacou ser necessário individualizar as medidas de combate à pandemia, considerando que há regiões com mais incidência de casos do novo coronavírus.

Por isso, citou Camilo, o decreto permite a gestores municipais "que possam tomar medidas mais rigorosas de acordo com condições epidemiológicas" regionais.

Segundo Cabeto, o número de internações ainda é elevado, mas houve queda na busca por atendimento em unidades hospitalares. “A redução da procura ainda não se traduziu no número de pacientes internados”, alertou.

O secretário enfatizou que, “embora estejamos com indicadores melhores, não temos uma situação totalmente segura”, acrescentando a necessidade do uso de máscara de proteção e evitar aglomerações.

REGRAS EM VIGOR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (3 DE MAIO):

O Ceará continua em isolamento social, com toque de recolher de segunda a sexta-feira de 20h às 5h;

Comércio de ruas e serviços, como restaurantes, funcionam das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento. 

Aos fins de semana, o funcionamento será de 10h às 15h;

Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade. Aos fins de semana, abrem de 12 às 17h;

Toque de recolher, nos fins de semana, de19h às 5h;

Construção civil pode iniciar as atividades a partir de7h;

Atividades físicas individuais podem ser realizadas em espaços públicos e abertos.

Aulas presenciais nas escolas estão permitidas até o 9º ano do ensino fundamental.

Com informações do Diário do Nordeste.