quinta-feira, 4 de março de 2021

47 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2020 no Ceará, diz relatório

Um relatório elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança aponta que houve o registro de 47 feminicídios no Ceará durante o ano de 2020. A média é de quatro crimes a cada mês e supera os números apontados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O órgão oficial contabilizou 27 deles no ano passado.

A pasta disse que compila seus dados com base nos parâmetros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a secretaria, em casos de mulheres mortas cuja causa não foi esclarecida, mas apresenta indícios de feminicídio, a classificação é alterada no Sistema de Informação Policial (SIP), da Polícia Civil. De acordo com a Secretaria, nos 27 casos tabulados, houve indiciamento de suspeitos. Em 14 deles, a prisão ocorreu em flagrante.

O relatório "A dor e a luta: números do feminicídio" foi elaborado por pesquisadores da Rede em cinco estados brasileiros: Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo foi realizado a partir do monitoramento de 18 mil eventos relacionados à segurança pública com base em mídias dos estados em que os pesquisadores atuam.

Com informações do G1 Ceará.