![]() |
Foto Thiago Gadelha/SVM |
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no Ceará tiveram o melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no ano passado, em um levantamento entre todos os Estados brasileiros. Assim, o Ceará teve o melhor resultado do país em alfabetização.
Os dados pertencem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, e foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (4).
O levantamento aponta que, em Língua Portuguesa, a proficiência média dos estudantes cearenses foi de 765,50. Já em Matemática, o Ceará alcançou uma média de 769,32. A média do Brasil para ambas as matérias era de 750.
O Ceará também obteve, em 2019, o melhor desempenho histórico na alfabetização, de acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Pela primeira vez, todos os 184 municípios atingiram o nível desejável de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 municípios estavam neste padrão.
Os dados mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao terminarem a alfabetização. Há 13 anos, o percentual era de 39,9%.
Com informações do Diário do Nordeste.