sábado, 28 de novembro de 2020

Hospital de Campanha do HGF volta a receber pacientes com coronavirus em Fortaleza

O Hospital de Campanha do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) voltou a atender pacientes diagnosticados com a Covid-19 em meio ao aumento de casos da doença no Ceará, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Neste sábado (28), a unidade apresenta quatro pessoas internadas devido ao coronavírus, contando com um total de 39 leitos destinados principalmente a casos de baixa e média complexidade de Covid-19.

O Ceará tem 299.290 casos confirmados da Covid-19, e 39.391 em investigação, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Sesa, atualizada neste sábado (28) às 11h35. Na última semana, a Região de Saúde de Fortaleza registrou 1.268 novos casos de Covid-19 entre os dias 15 a 21 de novembro (Semana Epidemiológica 47), o que corresponde a um aumento de 58%, em relação à semana anterior.

O hospital de campanha começou a receber pacientes no fim do mês de abril, mas, com a redução dos casos da Covid-19 ao longo dos meses, a unidade deixou de receber pacientes com a Covid e passou a ser usado no atendimento de pessoas com outras enfermidades.

Apesar da diminuição na quantidade de pacientes confirmados com a Covid-19, a Assessoria de Comunicação da Sesa acrescenta que o HGF nunca deixou de ter pacientes com a doença internados, mas eles eram atendidos na estrutura interna.

"Hoje no hospital de campanha do HGF são 39 leitos, sendo 4 de UTI. Neste momento, quatro pacientes Covid estão internados na unidade", aponta, em nota.

A Sesa acrescentou ainda que o hopital de campanha do HGF nunca chegou a ser desativado, pois, como a pandemia continua em curso, é necessário que as estruturas sejam mantidas.

O Sistema Verdes Mares solicitou mais detalhes sobre o retorno das internações no Hospital de Campanha do HGF, mas ainda não houve resposta.
Unidades

A Sesa também lembrou, em nota, que, durante a pandemia, foram criados sete hospital de campanha pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), sendo quatro somente em Fortaleza, no Hospital César Cals, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital São José e Hospital de Messejana.

A Região Metropolitana de Fortaleza contou com um, no município de Caucaia, enquanto no interior, ficaram localizados em Quixeramobim, Hospital Regional do Sertão Central, e em Sobral, no Hospital Regional Norte. Assim como no HGF, nenhum hospital de campanha do Estado foi desativado.

Com informações do Diário do Nordeste.