sábado, 31 de outubro de 2020

Fortaleza encara Fluminense tentando manter boa sequência na Série A do Campeonato Brasileiro

Foto Thiago Gadelha
São 12 jogos seguidos de invencibilidade, oito deles somente no Campeonato Brasileiro, competição em que detém ainda a defesa menos vazada. O momento do Fortaleza é muito positivo. Entretanto, a eliminação nos pênaltis para o São Paulo, na Copa do Brasil, domingo passado, acabou trazendo um ar de lamento pelo Pici. E hoje, às 21 horas, contra o Fluminense, o Tricolor tem a missão de já levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Agora, a Série A é a única disputa do clube no restante da temporada. O sonho dos leoninos é de uma campanha histórica com, quem sabe, briga para uma classificação inédita para a Libertadores, principal competição do continente.

O objetivo, que antes poderia ser muito distante, já é palpável. Afinal de contas, o Leão do Pici está atualmente na 8ª colocação, com 24 pontos. Cinco a menos que o Fluminense, 4º colocado. Se vencer a partida de hoje, o time do técnico Rogério Ceni diminui a distância para somente dois pontos, com o detalhe que possui dois jogos a menos.

Dependendo de tropeços de São Paulo (que enfrenta o Flamengo, amanhã), Santos (que pega o Bahia, amanhã) e Palmeiras (que encara o Atlético-MG, segunda-feira), o Fortaleza pode até mesmo terminar a 19ª rodada da Série A dentro da zona de classificação para a competição internacional.

Para o duelo de tricolores, entretanto, o técnico Rogério Ceni não poderá contar com dois importantes jogadores. O zagueiro Paulão e o lateral-esquerdo Bruno Melo estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e ficam fora. Quintero e Carlinhos são os prováveis substitutos.

No gol, Felipe Alves retorna, após cumprir suspensão automática contra o São Paulo. Outra novidade pode ser a estreia do atacante Bergson, relacionado para a partida e que deverá iniciar no banco de reservas.

Defesa x Ataque

A partida irá colocar frente a frente dois times que são destaques em aspectos distintos. O Fortaleza é dono da melhor defesa da Série A, com 11 gols sofridos em 16 jogos. Já o Fluminense detém o 4º melhor ataque do torneio, com 28 gols marcados em 18 jogos.

Certeza de que o duelo de estratégias entre Rogério Ceni e Odair Hellmann será um atrativo a mais. Um dos pilares do sistema defensivo tem sido o zagueiro Roger Carvalho, que após se recuperar de séria lesão no joelho, entrou muito bem na equipe e se consolidou como titular.

“O Rogério já tem uma ideia muito forte em relação ao sistema defensivo e a gente tenta seguir ao máximo o que ele pede. Que o nosso sistema continue bem, juntamente como todo o time. A gente tem que fazer nosso jogo, como sempre fazemos, agredindo o adversário. Creio que, se a gente fizer tudo que o treinador pede, a gente sai com o resultado positivo”, destacou o defensor.

Invictos

Se o Fortaleza ostenta 12 jogos de invencibilidade, sendo oito no Brasileirão, o Fluminense não fica atrás. O time carioca não sabe o que é perder há sete rodadas, com quatro vitórias e três empates. A marca é a melhor do time desde 2013, quando o clube se livrou do rebaixamento nas rodadas finais da competição.

Ficha Técnica
Série A do Brasileiro 19ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza – CE
31 de outubro – 21 horas

Fortaleza
Felipe Alves, Tinga, Quintero, Roger Carvalho, Carlinhos, Felipe, Juninho, Ronald, Gabriel Dias,
Romarinho, David. Técnico: Rogério Ceni

Fluminense
Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro, Danilo Barcelos, Hudson, Ganso, Yago Felipe, Michel Araújo,
Luiz Henrique, Felippe Cardoso. Técnico: Odair Hellmann

Árbitro: Marielson Alves Silva (BA); Transmissão: Premiere, Rádio Verdes Mares e Tempo Real em diariodonordeste.com.br/jogada e ge.globo/ce

Com informações do Diário do Nordeste.