quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Hospital Regional do Sertão Central retoma visitação de pacientes que não estão com coronavirus

foto
As visitações a pacientes não diagnosticados com a Covid-19 foram retomadas no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, nesta terça-feira (30). Cada paciente pode receber até duas visitas por dia de visitação, em horários separados.

Para entrar no hospital, o uso de máscaras é obrigatório e os visitantes terão a temperatura aferida. Para visitar pacientes em setor de cuidados paliativos ou com doenças infecciosas, que não são a Covid-19, também é obrigatório o uso de aventais e luvas de proteção.

As visitações nos hospitais públicos foram interrompidas em março, com o avanço da Covid-19 no Estado. As visitações para pacientes sem Covid-19 também foram retomadas no Hospital Regional Norte, em 9 de setembro. Segundo a Sesa, o retorno é possível com a redução de internações pelo novo coronavírus.

Atendimento para Covid-19

Para reforçar o atendimento de pacientes com o novo coronavírus, o HRSC recebeu, em julho, um hospital de campanha com 40 leitos de enfermaria. Em maio, a unidade chegou a antigir 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na época, a unidade contava com 40 leitos de UTI e 62 leitos de enfermaria para tratamento de Covid-19.

De acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 9h21 desta quarta-feira (30), a ocupação da UTI para Covid-19 do Hospital Regional do Sertão Central está em 96,97% (29 dos 30 leitos ocupados). Nos leitos de enfermagem, a ocupação é de 50% (20 dos 40 leitos ocupados).

No início do mês, a Sesa afirmou que alguns leitos dos hospitais de campanha passaram a ser dicecionados para outras alas, devido à diminuição do número de internações. Foram montadas sete hospitais de campanha ao longo do ano, cinco na Grande Fortaleza e dois no interior.

Conforme o IntegraSUS, macrorregião de saúde de Quixadá, que abrange Quixeramobim, concentra 9.499 casos confirmados e 267 mortes pela Covid-19. O Ceará registra 241.105 casos confirmados e 8.990 óbitos em decorrência da doença. 

Horários de visitação

Enfermarias (AVC Sub-agudo, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Obstétrica, Clínica Traumato-Ortopédica, UCE)
Dias: terça, quinta e sábado
Horário: 15 às 16h

UTIs Adulto
Dias: domingo, quarta e sexta
Horário: 15 às 16h

AVC Agudo e Neo (UTIN e UCINCO)
Dias: domingo, quarta e sexta
Horário: 16 às 17h

Com informações do Diário do Nordeste.