segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Estudante de escola cearense é o único brasileiro a conquistar ouro em Olímpiada internacional

Pedro em uma olímpiada que disputou e conquistou medalha, em 2018 (Foto: Arquivo pessoal)
Seis brasileiros conquistaram medalhas na International Mathematical Olympiad (IMO), uma das maiores olimpíadas internacionais de matemática que ocorre anualmente e que teve a edição deste ano realizada, na última semana, de forma remota por conta da pandemia. Dentre os vencedores brasileiros, apenas um levou a condecoração de ouro: o estudante Pedro Gomes, 18 anos, que há três anos se prepara para competições desse porte em uma escola do Ceará.

Natural de Recife, Pernambuco, o garoto veio para Fortaleza em 2018, quando ganhou bolsa para estudar no colégio Farias Brito. Durante os dois primeiros anos em que mergulhou no universo das olimpíadas, conquistou uma medalha de bronze e uma de prata pela IMO, já caminhando para o tão sonhado ouro.

"O resultado foi muito bom porque é algo que eu sonhava desde 2016 (...) É incrível", destacou Pedro. Além da importância pessoal, o resultado também teve peso nacional- uma vez que contribuiu para que o Brasil alcançasse a melhor classificação desde quando começou a competir na disputa, em 1979.

Com informações do O Povo.