segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Presídio de segurança máxima será entregue, diz Camilo Santana

O governador Camilo Santana anunciou, nesta segunda-feira (31), que o presídio de segurança máxima do Ceará, com obras iniciadas em 2018, deve ser entregue em breve. O anúncio ocorre após reunião do chefe de Estado com o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.

A unidade foi construída em Aquiraz, sendo a primeira de segurança máxima do Estado, após a desativação do antigo Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em 2013. O prédio integra o o complexo carcerário já existente no município, formado pelo Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e o Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC).

O presídio seria inaugurado em fevereiro, sendo destinado, principalmente, para chefes do crime organizado. Houve atraso na obra e, em março, com a pandemia do novo Coronavírus, a unidade foi transformada em hospital de campanha para os internos do sistema prisional cearense, com capacidade de até 190 vagas. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o local foi totalmente equipado e automatizado "para o tratamento e cuidado com os casos suspeitos ou para tratamento de casos mais leves e moderados”.

Além do presídio de segurança máxima, outras três unidades penitenciárias estão passando por recuperação. Ao todo, o Estado ganhará reforço de mais de duas mil novas vagas.

ESTRUTURA

Com área construída de 7.273 metros quadrados, a penitenciária é dividida por área urbanizada interna e externa, contendo muralha, torres de iluminação equipadas com câmeras de alta precisão, guaritas para vigilância com visualização em 360 graus, sistema de drenagem e esgoto, além de blocos administrativo, de saúde, e de celas. Os ambientes são integrados com sistema de videomonitoramento e alarmes estrategicamente posicionados. As fundações da unidade têm mecanismos reforçados para segurança.

“Essa unidade atenderá nossa demanda, pois brevemente não precisaremos mais enviar os detentos para o sistema prisional federal. Toda a massa problemática nossa será enviada a essa unidade específica e com extremo rigor da Lei. Cobraremos todos os deveres e garantiremos os direitos, de acordo com a Lei de Execução Penal”, ressalta Mauro Albuquerque, titular da SAP.

Com informações do Cnews.