sexta-feira, 31 de julho de 2020

Parceria inédita de Fagner e Xand Avião terá homenagem a Luiz Gonzaga em live neste sábado

Na última semana, Fagner e Xand Avião realizaram ensaios em Fortaleza
Xand Avião é nome forte no atual cenário do forró eletrônico. Fagner leva a música cearense por todo o Brasil desde os anos 1970. Juntos eles cantarão para o mundo, pela primeira vez, por meio da internet. A oportunidade foi criada pela organização do Festival Expocrato. A pandemia do novo coronavírus ocasionou a mudança do evento presencial para as plataformas virtuais. Os fãs dos dois cantores poderão acompanhar a parceria inédita em transmissão no dia 1º de agosto, às 20h, tanto nos canais do YouTube dos artistas quanto no do Festival.

Xand Avião não esconde o quanto é fã de Fagner. Desde a adolescência, o forrozeiro acompanha as produções do cearense. “Ele é um ícone da música brasileira que conheço desde pequeno, pelo ouvido. Sempre quis fazer algo com ele. De 1982 para cá, eu canto tudo dele. A gente fez umas brincadeiras legais em estúdio. Gravamos para esse projeto canções como ‘Jardim dos Animais’. Todo cantor que se preze já gravou. O Fagner está mais jovem do que eu”.

Assista bate-papo: 

Desde 2019, também pela Expocrato, é possível ver uma maior proximidade de Fagner com nomes do atual cenário do forró e sertanejo. Ano passado, ele fez um feat com Gusttavo Lima, na canção “Romance no Deserto”, no DVD do sertanejo, gravado no evento. Com admiração, ele acompanha o avanço dos ritmos. “Merecíamos ter esse encontro de gerações. Vivemos um bom momento da música cearense”.

Repertório

Em menos de um mês, a live inédita foi montada. Em estúdio, nas últimas semanas, Fagner e Xand Avião ensaiaram e até gravaram algumas músicas. Na transmissão pelo YouTube, o público poderá conferir um repertório variado. O grande momento da live será uma homenagem para o rei do forró: o cantor, compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga. “É uma celebração necessária. Tive a oportunidade de cantar com ele. A nossa expectativa é grande”, conta Fagner.

Sem o público por perto, o sentimento no coração dos cantores é diferente de um show presencial. Fagner conta que, de início, não apostava muito nas transmissões, mas acabou cedendo. “Fui bastante avesso, pois gosto de estar no palco. A energia do público é fundamental. A minha característica sempre foi de muita emoção em contato com as pessoas, mas a gente está cercado de tanta competência que essa distância dos fãs diminui ”. Em abril, o cantor realizou a primeira live durante a pandemia. A transmissão aconteceu na fazenda do cearense, em Minas Gerais.

Com informações do Diário do Nordeste.