sexta-feira, 5 de junho de 2020

Vale do Jaguaribe e Litoral do Ceará concentram os maiores acumulados de chuva entre quinta e sexta-feira


Município de Coreaú, na Região Norte, amanheceu com chuva nesta sexta-feira (5). — Foto: Gerson Medeiros/Arquivo Pessoal
Pelo menos 72 municípios tiveram registros de chuvas entre as 7h de quinta-feira (4), e as 7h desta sexta-feira (5), de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Destaque para as precipitações na faixa litorânea e Vale do Jaguaribe. O maior acumulado foi registrado na cidade de Acaraú, no Litoral-Oeste, com 61 milímetros. Os números foram atualizados às 10h30.

Entre os 10 maiores volumes no período, destacam-se os municípios de Jaguaruana (48 milímetros), Aracoiaba (44,3 milímetros) e Itaiçaba (44,2 milímetros).

De acordo com análises da Funceme durante a semana, as macrorregiões Jaguaribana, Maciço de Baturité e Ibiapaba, além da faixa litorânea, deverão registrar chuvas passageiras até o fim desta sexta-feira. Os pesquisadores observaram, por meio de imagem de satélite, áreas de instabilidade ao norte do Nordeste, influenciadas pela atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) sobre o oceano Atlântico Tropical. Com isto, as áreas mais ao norte do Ceará, principalmente a faixa litorânea, devem ser beneficiadas com precipitações.

Entenda a Pós-Estação

O mês de junho marca o início do período chamado de Pós-Estação. Até o fim de julho, apesar da redução nos acumulados, precipitações ainda deverão ocorrer ao longo do território cearense.

De acordo com dados da Funceme, a normal climatológica para junho é de 37,5 milímetros para o estado como um todo. Já o mês de julho apresenta média de apenas 15,4 mm.

“Embora se observe uma redução das precipitações, a Pós-Estação não representa o fim das precipitações no Ceará. Neste período do ano, tornam-se mais frequentes a formação de Ondas de Leste na costa da África. Estes sistemas se deslocam até a região Nordeste, muitas vezes alcançando nosso estado e favorecendo a ocorrência de chuvas, principalmente em parte do litoral e região Jaguaribana, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Previsão para os próximos dias

Sexta-feira (5):
Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana.

Sábado (6):

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Domingo (7):

Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana.

Situação dos açudes

O Estado está com 31 açudes sangrando e outros 57 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 16,12% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 28,02% do volume máximo. E o Banabuiú está com 14,04%.

Com informações do G1 Ceará.