quinta-feira, 4 de junho de 2020

Confirmada 1ª morte por coronavirus entre ciganos no Ceará

A Covid-19 fez a primeira vítima entre a população cigana do Ceará. Nesta ultima quarta-feira (3), faleceu em Sobral, Antônio Ferreira dos Santos, conhecido como Cigano Barroso, aos 63 anos. Ele era diabético e fazia tratamento com hemodiálise. A causa da morte foi insuficiência respiratória causada pelo novo coronavírus, segundo laudo médico ao qual o Sistema Verdes Mares teve acesso na manhã desta quinta-feira (4).

Antônio foi sepultado ontem (3), no Cemitério São José, em Maracanaú, na Grande Fortaleza, onde tinha familiares. Por ser vítima da Covid, o momento contou com a presença de poucos familiares e de dirigentes do Instituto Povo Cigano do Brasil (ICB). “Ele faleceu às 19 horas, na Santa Casa (Santa Casa de Misericórdia de Sobral). Fazia tratamento de hemodiálise e começou a se sentir mal no dia 25”, relatou o presidente do ICB, Rogério Ribeiro.

O ICB possui sede em Caucaia, na Grande Fortaleza, e está presente em 14 estados brasileiros e em Portugal.

Com família em Fortaleza, no bairro Barroso, Antônio Ferreira fez parte dos primeiros grupos ciganos da localidade, mas atualmente residia em Sobral. Por conta da origem, era conhecido como Cigano Barroso. Músico, ele iria se apresentar no Encontro dos Povos do Mar, que reúne representantes de municípios cearenses para compartilhar experiências e saberes. 

Em 11 de maio, o Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, publicou Recomendação, dirigida ao Ministério da Saúde e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, sobre a situação da saúde do povo Cigano/Romani no contexto da pandemia.

O documento conta com um total de oito pontos, entre eles, a recomendação para cumprimento da garantia de que “crianças, em especial na primeira infância, com suas respectivas mães, as pessoas acima de 60 anos e as mulheres grávidas sejam priorizadas nas ações que se propuserem”.

Com informações do Diário do Nordeste.