terça-feira, 23 de junho de 2020

No Ceará, Casal é internado junto com coronavirus e recebe alta um dia após o Dia dos Namorados

O casal Liduína de Freitas Gondim, 58, e João de Sousa Gondim, 56, não imaginou que carregaria na história este momento de apreensão e superação. Juntos há 36 anos, eles passaram quase uma semana internados com Covid-19, em Aracati, até receberem alta médica, também juntos, no último dia 13. Durante a internação, nos quais o casal precisou da ajuda de aparelhos para respirar, o apoio e amor existente foi decisivo para superar a doença. “Um ajudava o outro”, conta a auxiliar de serviços gerais, Liduína.

João foi o primeiro a sentir os sintomas. Ele apresenta quadro de obesidade e hipertensão, comorbidades que podem agravar a doença. “Passei cinco dias com os sintomas e depois ela começou a apresentar também”, lembra. “Chegamos muito ruins, com falta de ar. Passamos no posto de saúde, depois fomos para a UPA e depois para o hospital. Nos colocaram na mesma sala, eu e minha esposa, com oxigênio, em leitos bem preparados. Só nós dois”, conta.

“Você vê seus filhos se despedindo sem poder fazer nada, sem saber se vai voltar. Nós tivemos sorte. Os médicos são muito bem preparados”, recorda João.

Os dois ficaram internados de 8 a 13 de junho, no Hospital Municipal Eduardo Dias. Durante este período, Liduína foi a que apresentou maiores complicações. “Tenho diabetes e tive chikungunya, há cinco anos. Não sei nem explicar, a gente se cuidava tanto. Cheguei a comprar 10 litros de água sanitária para limpar a casa toda. Não quero que ninguém passe por isso”, conta. Agora, em casa, em isolamento até 4 de julho, a recuperação vem se dando aos poucos.

Com informações do Diário do Nordeste.