sábado, 6 de junho de 2020

'Nasci de novo, fui um guerreiro', diz cearense recuperado do coronavirus após 37 dias internado


'Nasci de novo, fui um guerreiro', diz cearense recuperado da Covid-19 após 37 dias internado — Foto: Arquivo pessoal
O feirante Antônio Carlos de Araújo, 53, recebeu, ontem (5), alta do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) após 37 dias internado. Os primeiros sintomas surgiram na segunda quinzena de abril, porém, o cearense só buscou uma unidade de saúde ao final do mês.

No dia 30, foi atendido e, posteriormente, levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde ficou em intubação por 13 dias.

“Ele entrou (no hospital) e a equipe médica imediatamente socorreu ele. Quero agradecer a todos. Colocaram ele no balão de oxigênio, mas como não teve resposta, logo o entubaram”, explica o irmão do paciente, Luiz Carlos.

Familiares suspeitam que Antônio tenha sido contaminado pelo coronavírus nas feiras informais realizadas em Fortaleza, uma vez que a febre, um dos sintomas da doença, iniciou após suas idas ao trabalho. Ao todo, foram 37 dias recebendo tratamento na unidade da Covid-19 do HGF. 

Durante a internação, Antônio teve complicações da doença, sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, devido à um coágulo sanguíneo obstruindo uma artéria cerebral, e apresentando 85 a 90% do pulmão comprometido.

“É uma doença tão perigosa. Eu nasci de novo, fui um guerreiro. Estou me recuperando devagarzinho, porque tive muitos problemas. Não sabia como era, via acontecendo com os outros, mas não pensava que fosse acontecer comigo. Eu agradeço muito a Deus, ele me dar a vida de novo”, diz o paciente.

‘Melhor presente da minha vida’

A mãe de Antônio, Francisca Linhares, completou 73 anos no mesmo dia da alta do filho. A aposentada, após noites de insônia e preocupação, pôde sentir alívio pela primeira vez desde o final de abril. Com o feirante em casa, se alegra por poder estar perto e cuidar dele.

“Agora estou me sentindo muito bem, porque estou com ele. Foi o maior presente que Deus me deu, apesar de ainda não estar bom. Ainda tem muita escada. A gente está lutando com ele aqui. Muito feliz por isso, agradeço muito a Deus por ter meu filho de volta”, finaliza com a voz carregada de emoção.

Com informações do G1 Ceará.