sexta-feira, 5 de junho de 2020

"Lua de Morango" ocorre nesta sexta-feira e será visível no Brasil

Conhecido como "Lua de Morango", o eclipse lunar penumbral, considerado um fenômeno raro, ocorre nesta sexta-feira, 5. Segundo a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), apesar de ser mais visível na Ásia, Europa, Austrália e outros lugares da América do Sul, ela também poderá ser vista no Brasil.

De acordo com as informações divulgadas pelo site Olhar Digital, durante o evento, o satélite mergulhará quase metade da face na penumbra ou sombra externa da Terra. Fenômeno começa às 14h45min, abaixo do horizonte. Com duração de três horas, 18 minutos e 13 segundos, o eclipse será testemunhado na costa leste da América do Sul somente ao fim do evento: ao nascer da lua.
Por que "Lua de Morango"?

A primeira Lua Cheia do mês de junho marca o início da temporada de colheita de morangos no Hemisfério Norte. O nome dado pelos nativos norte-americanos, "Strawberry Moon", que significa Lua de Morango, se refere a essa época. Nesse período, a lua recebe um tom avermelhado.

Fenômeno foi registrado pela primeira vez em 1930, no Almanaque do Fazendeiro do Maine, que apresenta uma lista de denominações que tribos dos Estados Unidos deram às luas existentes do ano.

Com informações do O Povo.