sexta-feira, 19 de junho de 2020

"Limpar o carro é tão importante quanto lavar as mãos", aponta especialista; confira cuidados

Como limpar o interior do carro e evitar a propagação de vírus - Pixabay
Foto Pixabay
Para evitar a transmissão do novo coronavírus, os alertas sobre a higienização de mãos e compras, por exemplo, têm se tornado comuns. No entanto, os carros, que estão no cotidiano de locomoção diária de parte da população cearense, também devem ser alvo de atenção nesse período.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) alerta sobre os cuidados frequentes na utilização de veículos. De acordo com Lídice Holanda, especialista do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, mesmo que os carros só sejam usados em atividades essenciais durante o isolamento, a higienização deve ser constante.

“A limpeza do carro é tão importante como a limpeza das mãos, das compras do supermercado. Se ocorre um espirro no carro, aquele vírus ou as bactérias ficam ali, até mesmo a questão do ar condicionado ou da carona é algo a se ter muito cuidado, pois se pode trazer algo novo”, explica a especialista.

Exatamente por isso, um passo a passo pode ser seguido pelos que têm veículos em casa. “A recomendação é usar um pano de microfibra, especial para carro, que é um tecido mais macio e não danifica, além de que não espalha fiapos no veículo. Também se deve usar o álcool 70%, mas o ideal é fazer uma solução em casa com água e sabão neutro para fazer a limpeza”, diz.

Segundo ela, é necessário “umedecer o paninho e passar no volante, no assento do carro, nas superfícies plásticas, painel, maçaneta, limpando todo o conjunto do carro”. Além disso, o álcool deve ser usado na rua, a todo momento depois de entrar em contato com o exterior.

Para motoristas

Entre taxistas ou motoristas de aplicativo, a realidade dos passageiros frequentes deve ser levada em consideração para redobrar a vigilância com o vírus. “Sempre importante fazer a limpeza entre as corridas, quando o passageiro sai do carro todo o cuidado já deve ser tomado”, aponta Lídice Holanda. Segundo ela, um borrifador com álcool deve ser item essencial.

Com informações do Diário do Nordeste.