quinta-feira, 11 de junho de 2020

Fortaleza registra temperatura mínima de 23,3ºC no início da manhã desta quinta-feira

Fortaleza registrou no início da manhã desta quinta-feira (11), temperatura de 23,3ºC. Ao longo da manhã, o clima permaneceu bem mais frio que o habitual na Capital. Segundo a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, a maior nebulosidade no Ceará, ajuda para que o clima fique mais ameno.

"Nos últimos dias, tem se observado maior nebulosidade no Ceará, assim, as temperaturas máximas, que são registradas em torno das 14h, tem sido ligeiramente mais baixas, porque as nuvens reduzem a entrada de radiação solar e por consequência, a radiação de onda longa também sofre redução e a temperatura do ar fica relativamente mais baixa", explica Meiry.

Meiry diz que quanto maior for a nebulosidade, menor será a variação de temperatura ao longo do dia.

"A variação diurna de temperatura é também fortemente influenciada pela cobertura de nuvens. Assim, quanto maior for a nebulosidade, menor será a variação de temperatura ao longo do dia. Ou seja, temperaturas máximas e mínimas ficam mais próximas entre si. Observamos que, segundo a climatologia, a temperatura mínima, no Ceará, no mês de junho, varia de 18,1º em Guaramiranga a 23,1º em Fortaleza".

Inverno no hemisfério Sul

A especialista comenta que o inverno no hemisfério Sul acontece entre os meses de junho a agosto, e é o período de temperaturas mais baixas. Meiry conta que o eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de 23° em relação à incidência solar. Com isso cada hemisfério recebe mais ou menos luz solar dependendo da época do ano. Isso segundo a meteorologista define as estações no caso a primavera, verão, outono e inverno.

"Dessa forma, é inverno em um hemisfério quando o período de Sol é menor, ou seja, há menos aquecimento uma vez que as noites são mais longas (período sem sol) do que os dias (período com sol)", afirma.

A meteorologista afirma ainda que, no caso do estado do Ceará, que está localizado próximo à linha do Equador, o que se observa é uma queda relativamente menor nas temperaturas, comparada, a outros períodos.

"Em Fortaleza, por exemplo, de acordo com a climatologia, a temperatura máxima média durante os meses de verão, é de cerca de 31ºC em fevereiro e de 30ºC em junho. Em relação à temperatura mínima a variação é um pouco maior, a temperatura mínima média é de 24,5ºC em fevereiro e de 23,1ºC em junho".

Com informações do Diário do Nordeste.