domingo, 7 de junho de 2020

Fortaleza amanhece com chuva neste domingo; Cascavel, com 82 milimetros, recebe maior precipitação do dia

Foto José Leomar
Fortaleza registrou chuva no início da manhã deste domingo (7). Entre o sábado (6) e as 7h desta manhã, choveu em dois postos pluviométricos da Capital.

Castelão com 11 milímetros e Messejana com 8,6 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A Capital e a Região Metropolitana sofrem influência da brisa marítima, sistema que se caracteriza pelo fluxo de vento que sai do oceano para a área continental. Essa influência deve seguir ao longo do dia e se estender até o início da semana.

As precipitações ocasionaram alguns pontos de alagamentos na cidade, mas o trânsito se manteve tranquilo. Houve alagamentos nas Avenidas Leste-Oeste e Presidente Castelo Branco, a Perimetral, próximo ao Bairro José Walter. Como também no cruzamento entre as Avenidas Pontes Vieira e Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres. Outro registro de alagamento é no cruzamento das Avenidas Silas Munguba com Bernardo Manoel, no Bairro Serrinha.

Já na BR-116, o fluxo de veículo seguiu normal. Já no viaduto que liga as avenidas Raul Barbosa e Alberto Craveiro os condutores tiveram dificuldade de trafegar devido os pontos de alagamentos no trecho que está em obras.

Chuvas no Estado

A faixa litorânea e a região Jaguaribana concentraram as principais chuvas do Ceará entre as 7h deste sábado e as 7h deste domingo. O maior acumulado informado até este momento foi de 82 milímetros, em Cascavel. Em seguida aparecem Itapipoca (25 mm) e Amontada (19 mm).

O cenário, que já havia sido indicado pela Funceme na última sexta-feira, é reflexo da atuação de áreas de instabilidade que formaram-se próximo à costa do Nordeste e chegaram ao Ceará.

Previsão para os próximos dias

Para este domingo, às condições seguem favoráveis, principalmente no litoral e no Maciço de Baturité, onde a indicação é de eventos de chuva. Além disto, há tendência de precipitações isoladas na região Jaguaribana entre tarde e noite. Nas demais, não estão descartados registros, porém, em área mais reduzida.

Ao longo deste domingo, a Funceme aponta que os registros deverão variar entre fracos e moderados. Porém, chuvas mais expressivas, de forma pontual, estão dentro do esperado.

Para segunda-feira (8), neste momento, a previsão é de chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, assim como nas macrorregiões Jaguaribana e Maciço de Baturité.

Grande Fortaleza

Para a Capital e Região Metropolitana, as chuvas deverão seguir até o período da tarde de hoje. Já amanhã, tal porção do estado tem, neste momento, possibilidade de chuva para o intervalo entre madrugada e manhã.

Maiores chuva do dia:

Cascavel (Guanacés): 82 mm

Itapipoca (Arapari): 25 mm

Amontada (Jacuípe Nascente): 19 mm

Aracoiaba (Furnas): 16 mm

Maracanaú (Sede): 14 mm

Aratuba (Camarão): 12 mm

Fortaleza (Castelão): 11 mm

Beberibe (Sede): 11 mm

Aquiraz (Berra Bode): 9,4 mm

Fortaleza (Messejana): 8,6 mm

Situação dos reservatórios

De acordo com a Cogerh, 31 açudes estão sangrando no Estado. 57 açudes estão com aporte acima de 90%. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 16,12% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 28,02% do volume máximo. O Banabuiú está com 14,04%.

Com informações do Diário do Nordeste.