sexta-feira, 5 de junho de 2020

'Deus me deu uma nova chance de vida', diz 800° paciente a receber alta do hospital de campanha do PV, em Fortaleza

Eduardo Mariano foi o 800º paciente com Covid-19 a receber alta  do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas — Foto: José Leomar/SVM
Foto José Leomar/SVM
Para José Eduardo Mariano Araújo, de 45 anos, esta sexta-feira (5), é o seu segundo aniversário. Ele foi o 800º paciente com Covid-19 a receber alta médica do Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Emocionado, Eduardo reencontrou esposa e os filhos, entre eles um bebê de três meses. "É um momento inexplicável, nunca pensei em viver esse momento. Pensei que não fosse sobreviver, mas Deus me deu uma nova chance de vida", relata. Durante o tratamento do novo coronavírus, ele precisou ser intubado e foi sedado por dois dias.

Inaugurado em abril deste ano para atender casos de Covid-19 de baixa e média complexidade, a unidade de saúde registrou nesta semana 1.000 acolhimentos em menos de dois meses de funcionamento.

O aumento da demanda interna fez parte dos leitos ser direcionada para pacientes que apresentaram casos mais graves, ou seja, que precisam de ventilação mecânica. A unidade de saúde é equipada com 280 leitos e pode ter expansão para mais 56.

Esperança

Comemorada por toda a equipe médica, a alta de Eduardo é um exemplo de esperança e superação. Mas o recém-recuperado ressalta que é importante ter cuidado e tomar as medidas de proteção. "A gente pensa que nunca vai acontecer com a gente, mas o cuidado tem que existir. Evitar sair, se resguardar. Não tem outro caminho, se você não se resguardar, você vai pode chegar à mesma situação que eu", alerta.

Eduardo agradeceu a Deus e à equipe médica do hospital por essa nova oportunidade de vida. "Vou honrar cada dia da minha vida por essa nova oportunidade" relata, emocionado.

Família contaminada

O dia também foi especial Nilza Cavalcante, de 95 anos, a paciente que recebeu alta antes de Eduardo. Após 18 dias internada, a recuperação da idosa foi comemorada por toda a família.

A sobrinha, Rayssa Alencar, conta que Nilza foi a 17° integrante da família a se recuperar da Covid-19. Segundo ela, todos estão eufóricos com a recuperação, pois não há mais nenhum doente entre os familiares. "Graças a Deus a gente conseguiu comprovar que não tem idade. É realmente fé, muita fé em Deus, porque se não fosse por ele, ela não estaria aqui", relata.

Após vivenciar a batalha de tantos pacientes em um mesmo ciclo familiar, Rayssa aconselha todos a se cuidarem e afirma que não gostar nem de lembrar da sensação de medo que predominou os últimos dias da família.

"Eu tive e fui assintomática, minha filha de 14 anos perdeu o olfato e paladar durante 6 dias. Meu esposo teve que se internar. Foram 17 casos, mas casos bem diferentes e bem específicos", explica Rayssa.

Com informações do G1 Ceará.