segunda-feira, 25 de maio de 2020

Uso inadequado de produtos de limpeza causa danos à visão

Foto Marcello Casal/ Agência Brasil
No momento em que grande parte da população mundial usa produtos como água sanitária e álcool em gel para prevenir a contaminação pelo novo Coronavírus, é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Passar as mãos nos olhos após utilizá-los, pode causar graves irritações nos globos oculares ou até mesmo cegueira, alerta especialista.

“Em geral, produtos químicos em contato com a região ocular e especialmente com a mucosa dos olhos causam queimaduras, que geram dor, dificuldade de movimentação e baixa visual indo até a cegueira, com a diminuição da transparência corneana, penetração nas estruturas mais profundas e cicatrizações atróficas”, explica a oftalmologista Renata Bastos Vasconcelos.

Outro alerta da especialista é voltado para as crianças, já que com a rotina alterada e passando mais tempo dentro de casa, devido ao isolamento social, elas ficam mais suscetíveis aos acidentes domésticos. Por isso, é importante deixar produtos químicos longe do alcance delas. “Ao invés de proteger, como forma de higienização das mãos, o uso do álcool e outros produtos pode causar intoxicações, queimaduras, irritações e, em contato com olhos, pode levar até à cegueira ou a outros prejuízos que podem durar toda a vida”, ressalta a oftalmologista.

Em todo o país, as vendas dos produtos dispararam. Até oito de março, na comparação com o mesmo período no ano anterior, o aumento da venda do álcool em gel, por exemplo, subiu 2.857%, segundo a Nielsen, empresa de inteligência de mercado. Órgãos competentes de saúde fazem a indicação do produto pela eficácia para combater microorganismos como bactérias, vírus e fungos.

O produto também é um aliado na higienização de objetos e superfícies onde o novo Coronavírus pode sobreviver por mais tempo, tais como celulares, teclados, cadeiras, maçanetas e outros que sejam de uso coletivo. "É importante que todas as vezes em que utilizar o produto, evite-se o contato com os olhos. Além disso, é necessário não deixar que crianças manuseiem esses itens sozinhas. Em casos de acidentes com a visão, a primeira coisa a ser feita é lavar bem os olhos em água corrente, evitar esfregá-los e procurar imediatamente um oftalmologista", conclui a especialista.

Com informações do Cnews.