domingo, 31 de maio de 2020

Último domingo da quadra chuvosa inicia com chuva em 40 municípios do Ceará

Neste domingo, 31, o último da quadra chuvosa de 2020, cerca de 40 municípios cearenses registraram chuvas desde meia-noite, segundo dados colhidos do sistema de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 9h30min nesta manhã. A região de Caucaia, área metropolitana de Fortaleza, marcou a terceira maior precipitação do Estado, com 52 milímetros (mm). O maior registro foi em Fortim, que apresentou 90mm, seguido de Beberibe, com 63 mm.

Na Capital, as precipitações foram moderadas, com um volume acumulado no total de 25 mm. A chuva havia sido prevista ontem, e atingiu a Cidade vindo pelo litoral, no sentido Aquiraz - Fortaleza . O clima fica ameno na região, com máxima de 23 °C. A previsão da Funceme aponta que até dia 1º de junho, há possibilidades de chuva, em especial na região da faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Situação hídrica

O Ceará inicia o último domingo da quadra chuvosa de 2020 com 34.66% de sua capacidade total de armazenamento hídrico. No estado, 35 açudes e reservatórios estão sangrando, ou seja, com capacidade acima do limite, 58 estão com volume de água acima dos 90% de sua capacidade. Em cenário menos favorável, 48 reservatórios estão volume de água abaixo dos 30%.

A região metropolitana de Fortaleza apresenta cenário favorável, os 22 reservatório que abastecem os municípios, apresentam 72% de seu volume de armazenamento preenchido.

Os piores cenários encontrado no Estado são nas regiões de Banabuiú e Médio Jaguaribe. Na área de Banabuiú, que envolve os municípios nas adjacências de Quixeramobim, o volume armazenado, somando os 19 reservatórios da região, é de 14% da capacidade.

No Médio Jaguaribe, a situação é semelhante, o volume de água armazenado nos 15 reservatórios presentes na região é de 15,4% da capacidade. O reservatório Castanhão está localizado nesta região, e conta com apenas 16% de sua capacidade.

Com informações do O Povo.