domingo, 31 de maio de 2020

Superação: Após um mês internada e duas paradas cardíacas, professora se cura do coronavirus e tem alta da UTI

A história de superação da professora Niedja Gomes, de 43 anos, destaca-se entre os pacientes que se curaram da Covid-19. Após superar a doença causada pelo novo coronavírus e duas paradas cardíacas, ela deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Agamenon Magalhães, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, na sexta-feira (29).

Depois de um mês em tratamento, longe do marido e dos cinco filhos, Niedja foi levada para a enfermaria do hospital, onde se prepara para ter alta e voltar a Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. A alta está prevista para a primeira semana de junho, após ela fazer fisioterapia para voltar a andar normalmente.

"Ela esteve numa gravidade que a gente realmente esperava o pior. Ela precisou ser entubada, passou três semanas no respirador, foi extubada, teve que ser novamente entubada, evoluiu com várias infecções e teve duas paradas cardíacas", contou a médica Ana Caribé.

A cardiologista Carla Oliveira estava em um dos plantões em que o coração da professora parou de bater e relatou o espírito de luta que a paciente apresentou.

"Quando Niedja voltou, ela estava muito grave. Precisava de droga para manter a pressão e apresentava alguns distúrbios laboratoriais e respiratórios que, para a gente mais acostumado a lidar com pacientes críticos internados em UTI, era impressionante que ela estava ali, lutando pela vida. E ninguém desistiu", disse.

Com informações do G1.