terça-feira, 26 de maio de 2020

Mais de mil casos de coronavirus são confirmados entre profissionais da saúde em menos de 10 dias no Ceará


Profissionais que estão na linha de frente são vítimas do coronavírus. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará
O Ceará registra 5.695 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus. Em oito dias, de 19 de maio até esta terça-feira (26), foram 1.242 novos casos confirmados - um aumento de 27,9%. O total representa 15,7% do total de casos de Covid-19 registrados no Estado, que já ultrapassou 36 mil registros da doença.

Os profissionais mais atingidos são os técnicos ou auxiliares em enfermagem, seguidos de enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde. Pelo menos 6.376 casos ainda estão sendo investigados.

O Ceará tem 36.185 casos confirmados de coronavírus e 2.493 mortes, até a última atualização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), na tarde de segunda-feira (25). Outros 46.893 casos estão em investigação.

De acordo com dados da plataforma IntegraSus, dos 14 óbitos registrados entre os profissionais que atuam na linha de frente da doença, cinco eram técnicos ou auxiliares em enfermagem, quatro médicos, dois enfermeiros, um profissional da biotecnologia, um cirurgião-dentista e um agente de saúde. As idades das vítimas variam de 30 anos até mais de 80. Também constam nos dados de casos confirmados que as mulheres são as mais afetadas pelo vírus.

A cidade que mais apresenta óbitos e casos dos profissionais é Fortaleza, com 3.863 infectados e oito mortes. A Capital é o epicentro da doença no Ceará e soma mais de 20 mil confirmações de Covid-19 na população geral. Óbitos de trabalhadores da saúde também aconteceram em Caucaia, Itapipoca, Iguatu, Baturité, Santana do Acaraú e Tamboril, tendo cada município um óbito registrado. O número de cidades com óbitos confirmados quase dobrou no período de oito dias, indo de quatro para sete locais.

A taxa de letalidade da doença entre esses profissionais é de 0,2%, enquanto que o índice geral para todos os infectados do estado é de 6,9%. Já os trabalhadores recuperados representam 21,4% de todas as pessoas curadas da Covid-19 no Ceará.

Com informações do G1 Ceará.