terça-feira, 12 de maio de 2020

Juazeiro do Norte terá medidas mais rígidas contra o coronavírus

Decreto municipal com novas restrições será publicado nesta terça-feira, 12. No final de semana, a icônica estátua de Padre Cícero na cidade ganhou uma máscara como medida de conscientização sobre a pandemia de coronavírus
Foto Anderson Duarte
Juazeiro do Norte, na região do Cariri, terá maiores restrições para ajudar no combate à disseminação do coronavírus. As novas medidas estão sendo editadas em decreto municipal e buscam reduzir ainda mais a aglomeração de pessoas, limitando as situações em que é permitido sair de casa. O texto passa a valer na próxima quarta-feira, 13.

A pandemia já infectou quase 18 mil pessoas e levou quase 1.200 a óbito somente no Ceará. Em Juazeiro, são 35 casos e cinco mortes, de acordo com a Prefeitura.

Medidas para restringir a circulação de pessoas de maneira mais rígida já foram adotadas em Fortaleza desde a última sexta-feira, 8, e em Sobral desde o último domingo, 10. Em Juazeiro do Norte, durante o final de semana, a estátua de Padre Cícero ganhou uma máscara em campanha de conscientização sobre os riscos do coronavírus.

De acordo com o procurador-geral de Juazeiro do Norte, Mikael François, o decreto está sendo concluído e será publicado nesta terça-feira, 12. Algumas das medidas foram detalhadas pelo secretário da Saúde do município, Lucimilton Macedo, em entrevista a uma rádio local.
Veja as novas restrições

Comércio

Está proibida a abertura de estabelecimentos que não realizem atividades essenciais, mesmo que apenas com funcionamento interno ou por entrega. Serviços de drive-thru para produtos não essenciais também estão proibidos.

Aglomerações

Para evitar a concentração de pessoas, será proibido o comércio de bebidas alcoólicas para consumos nas imediações do local. O consumo em locais públicos também não será permitido. Mototaxistas devem manter no mínimo dois metros entre os condutores, quando não estiverem em corridas.

Circulação de pessoas e veículos

Não será permitida a circulação de veículos particulares na cidade, salvo nos seguintes casos: busca de atendimento médico, assistência veterinária, trabalho em atividades essenciais (e compra de materiais imprescindíveis para exercício do trabalho) e entrega de bens essenciais a pessoas em grupos de risco.

Oficinas mecânicas só poderão funcionar das 11 às 17 horas, e lojas de autopeças devem atuar exclusivamente com serviço de entregas, não sendo permitida a venda no local.

A área de isolamento em torno do centro comercial da cidade será ampliada, e algumas praças serão fechadas. A Prefeitura estuda também a possibilidade de fechar todas as praças da Cidade, caso seja necessário, pois ainda há relatos de pessoas frequentando estes locais.

Por fim, a entrada na cidade de pessoas residentes em outros municípios está limitada. Só será permitida mediante comprovação da necessidade de utilizar serviços essenciais.

Com informações do Diário do O Povo.