terça-feira, 12 de maio de 2020

Moradores constroem cercas em cidade no Interior para impedir circulação das pessoas e contaminação por coronavirus

Em Santana do Cariri, interior do Ceará, moradores estão montando cercas nas ruas para impedir que as pessoas saiam de casa e a passagem de carros nas vias.

As medidas foram tomadas após a circulação de informações de que pessoas suspeitas de estarem com a Covid-19 estavam se deslocando normalmente pelo município. Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Santana do Cariri tem cinco casos confirmados de Covid-19 e nenhum óbito, conforme dados atualizados até as 9h55 desta terça-feira (12). 

A secretária da Saúde de Santana do Cariri, Aline Maria Alencar, confirma que algumas pessoas com suspeita da doença desobedeceram o decreto estadual para manter o isolamento e isso acabou causando pânico entre os moradores.

"Pessoas da cidade que procuraram o serviço de saúde foram afastadas com atestados pra que se mantivessem em casa porque tavam com sintomas da Covid. E essas pessoas, nesse interim, a gente tem informações de estarem circulando. É o que a gente pede atenção. Teve que a população entrar em verdadeiro pânico, solicitando parceria da polícia porque viram ou escutaram que as pessoas estavam circulando. Então é importante que as pessoas se mantenham (em casa) e sigam as orientações médicas", reforçou Alencar.
BAIRRO VAI TER REGRAS RÍGIDAS

De acordo com ela, a maioria dos casos suspeitos e positivos para a doença estão no Bairro Inhumas. A região passou por higienização durante a madrugada, e ainda nesta terça-feira será iniciado um levantamento domiciliar para identificar casos suspeitos sintomáticos da doença no bairro, para realização de testes, informou a secretária. 

Ainda segundo Alencar, o bairro deve receber orientações de regras mais rígidas para evitar a circulação de populares na região. 

Com informações do Diário do Nordeste.