domingo, 10 de maio de 2020

Ceará tem 50,76% de índice de isolamento social, o maior do País

O Ceará é o estado com maior índice de isolamento social no Brasil, registrando 50,76% de pessoas em casa nesse sábado, 9. Os dados são da empresa de tecnologia de geolocalização Inloco. Depois do estado nordestino, apenas o Amapá, na região Norte, possui taxa de isolamento a partir de 50%, o mínimo recomendado para as medidas de quarentena serem efetivas.

O Ceará chegou a atingir 63% de isolamento social no dia 22 de março, mas foi caindo em adesão desde então. Na sexta-feira, 8, dia em que começou o lockdown determinado pelo decreto estadual nº 33.574 em Fortaleza, a taxa era de 48,7%.

A quantidade de carros nas ruas também tem reduzido desde a implantação do decreto. Dados do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR) indicam diminuição no volume de tráfego na Capital em todas as regionais de sexta, 8, para sábado 9. Os bairros Vila Peri, Bom Sucesso e Mucuripe compõem os bairros com mais movimentação no trânsito.

Apesar de estar no primeiro lugar no ranking, isso não significa que todos os locais cearenses estejam cumprindo as medidas de isolamento social adequadamente. A Regional V de Fortaleza, por exemplo, chegou a ter taxa de apenas 32% nas últimas duas semanas, de acordo com relatórios epidemiológicos e técnicos do Estado. Eles foram divulgados pelo governo Camilo Santana (PT) durante live na quinta-feira, 7.

Com informações do O Povo.