terça-feira, 26 de maio de 2020

Atendimentos clínicos do Samu no Ceará crescem durante pandemia; chamados traumáticos apresentam queda

Ao todo, 338 profissionais atuam no Samu Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula/SVM
Dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que gerenciam as atividades do Samu na capital cearense e nas demais cidades do estado, respectivamente, apontam crescimento no número de atendimentos clínicos e redução nos chamados traumáticos durante a pandemia da Covid-19.

Ate às 17h39 de segunda-feira (25), o Ceará havia registrado 36.185 casos confirmados da nova infecção viral, dos quais 2.493 evoluíram para óbito. As informações constam na plataforma digital IntegraSUS, da Sesa.

Pacientes com suspeita da doença pelo novo coronavírus requerem atendimento clínico em ambulâncias disponibilizadas pelo Samu. Só em Fortaleza, conforme a SMS, foram 305 registros de pedidos com suspeita da Covid-19 entre março e abril de 2020. Segundo a secretaria, houve aumento de 5,5% no número de chamados clínicos em comparação a igual período do ano passado.

Em nível estadual, cuja administração é realizada pela Sesa em 178 municípios do Ceará, excluindo Fortaleza e Sobral. Entre março e abril deste ano, foram realizados 8.018 chamados, frente a 7.393 registrados em igual período de 2019. O aumento é de 8,4%.

Trauma

Enquanto os atendimentos clínicos cresceram, os traumáticos reduziram a nível municipal e estadual. Em Fortaleza, o decréscimo foi de 16,9% nessas ocorrências, entre março e abril de 2020 em relação a 2019. No Ceará, os chamados nesta categoria também caíram de 4.921 para 4.121, em iguais períodos - cerca de 16,2% menor.

De acordo com a Sesa, a queda pode estar relacionada "à redução no fluxo de veículos dentro da maior cidade do estado, Fortaleza, assim como o trânsito entre os municípios, e a suspensão das aulas dos estudantes das redes municipal e estadual".

Ambulâncias

Em Fortaleza, a SMS gerencia 27 ambulâncias do Samu para todos os bairros da cidade, sendo 19 delas de Suport Básico (USB), seis de Suporte Avançado (USA-UTI móvel) e duas de Suporte Intermediário (USI). Em nota, a secretaria informou ainda que disponibiliza "mais ambulâncias descaracterizadas para atendimento específico de suspeitos e/ou pacientes com Covid-19", apesar de não especificar todas.

A Sesa, por sua vez, informou que há 141 viaturas do serviço sendo 109 UBS, 26 USA, duas USI, duas motolâncias e duas aeromédicas. O Governo do Estado informou que vem ampliando a cobertura no estado e, desde 2008, expande o serviço, com o apoio do Ministério da Saúde. "A meta é chegar à cobertura de 100% neste ano", estima, em nota.


Com informações do G1 Ceará.