quinta-feira, 7 de maio de 2020

Em um mês, ocupação de leitos de UTI e enfermaria para coronavirus tem aumento de 400% no Ceará

Foto Thiago Gadelha 
A ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 e a pessoas que necessitam de ventilação mecânica tiveram um aumento de 400% em poucos mais de um mês no Ceará. As informações foram divulgadas no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa) na noite desta quarta-feira (6).

Os dados se referem ao período compreendido entre os dias 2 de abril a 5 de maio deste ano. Os hospitais que registraram as maiores taxas de ocupação no período foram o Leonardo da Vinci, com 100% nas enfermarias e 96,3% na UTI, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que alcançou 87,8% nos leitos de enfermaria e ocupação total nos de UTI e o Hospital de Campanha Previdente Vargas, que atingiu a capacidade máxima nas enfermarias e 90% nas Unidades de Terapia Intensiva, no mesmo período.

De acordo com a Sesa, o Ceará conta atualmente com 800 leitos de enfermarias e 621 de UTI e tem 419 ventiladores mecânicos que estão sendo utilizados por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na rede de saúde do SUS e privada do Estado.

Mortalidade 

Fortaleza, com 22,6% Maracanaú (8,5%), Baturité (5%) e Cascavel (4,9%) foram os quatro áreas que apresentaram a maior taxa de mortalidade da doença por 100 mil habitantes, sendo que a capital cearense e o município de Maracanaú figuram entre as cidades com a taxa acima da que foi observada no Estado, que era 7,1% até o fechamento dos dados do boletim, realizado nesta segunda-feira (5). 

Segundo a Secretaria da Saúde, os índices elevados sugerem a subnotificação de casos e sua consequente confirmação, considerando que alguns municípios estão confirmando seus primeiros registros com óbitos.

Pico de casos 

O informe semanal da Sesa, mostrou ainda que houve um aumento no número de casos suspeitos a partir de 4 de maio, atingindo dois picos nos dias 23 de março e 20 de abril. 

No espaço de tempo entre os dias 23 e 29 de abril, houve estabilidade na quantidade de pessoas com a doença, voltando a crescer nos dias seguintes. 

A Pasta acrescente que o aumento pode estar associado ao descumprimeto das medidas de isolamento social por parte da população.

Mais leitos no IJF 2

O prefeito Roberto Cláudio anunciou em live nesta noite que a partir desta quinta-feira (7), vão ser abertos 10 novos leitos de UTI para atender pacientes da Covid-19. No último dia 2 de maio, o prefeito havia anunciado a abertura de 178 novos leitos na Capital até o fim desta semana.

Na mesma torre do IJF 2 serão abertos outros 40 leitos de enfermeria até a próxima segunda-feira (11) para atender pacientes com coronavírus.

Situação em Fortaleza

A situação mais críticada pandemia continua em Fortaleza, que soma os maiores números de mortese casos. A Capital tem 9.071 pessoas contaminadas pelo coronavírus e 652 óbitos. 

Distribuídos em 163 municípios, os casos de Covid-19 no Ceará chegaram à marca de 12.310, além de 849 mortes. Os dados constam no último boletim desta quarta-feira (6), publicado às 17h20. A taxa de letalidade da doença está em 6,9%.

Comparando com o acumulado de terça-feira (5), foram 840 novas confirmações e 54 óbitos no intervalo de 24 horas, segundo o informe da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Com informações do Diário do Nordeste.