sexta-feira, 10 de abril de 2020

Coronavirus: Várzea Alegre tem primeiro caso confirmado da doença

Várzea Alegre registrou na tarde de quinta-feira, 09, o primeiro caso da covid-19, doença provocada pelo coronavírus. A informação foi dada à população pelo prefeito, Zé Helder, e pelo secretário de Saúde, Ivo Leal.

De acordo com a divulgação em rede social, Ivo Leal, disse que o caso confirmado de Várzea Alegre é de uma criança residente na sede urbana do município.

Ivo Leal destacou que a família da criança foi comunicada e que todos os cuidados estão sendo tomados para que a criança se recupere da doença. Ele disse que a criança está bem.

Zé Helder disse que a criança diagnosticada com a covid-19 apresentou sinais leves da doença, foi atendida no Hospital São Raimundo e recebia tratamento domiciliar.

Oficialmente, Várzea Alegre tem 7 casos em investigação (aguardando resultados), 5 casos negativos e 1 caso confirmado. São 40 pessoas cumprindo tratamento domiciliar.

Idosa

Sobre a informação de um caso suspeito para a covid-19, de uma idosa de 96 anos, que faleceu, o prefeito falou que ainda não há confirmação oficial da área de saúde e aguarda o resultado do exame feita nela.

Ele disse que a idosa era residente na zona rural de Várzea Alegre, que deu entrada no hospital com suspeita do coronavírus pois tinha tosse, sintomas de gripe, dispneia (dificuldade em respirar) e estava com a saturação abaixo de 95.

O prefeito comentou que a essa senhora foi dado o tratamento adequado e que com o óbito dela, a família seguiu as orientações com a presença de poucas pessoas no velório e no sepultamento.

Era esperado

Zé Helder disse que a confirmação para covid-19 em Várzea Alegre era esperada e que isso aumenta o compromisso de todos para evitar aglomeração, respeitar a quarentena e manter os cuidados com a higiene. “A gente tá iniciando agora uma trajetória que requer muito mais responsabilidade. Nossa preocupação aumenta, principalmente com os idosos”, disse.

O prefeito disse que na próxima semana, o governo distribuirá máscaras para a população e que essa é uma forma de proteção. As máscaras poderão ser reutilizadas, desde que, após usadas, sejam lavadas da forma correta.

Assessoria de Comunicação.