terça-feira, 7 de abril de 2020

Coronavirus: Pico de contaminação no Ceará pode chegar a mais de 3 mil casos ainda em abril

Pico de casos deve começar ainda em abril no Ceará (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO)
Foto Beatriz Boblitz/ O Povo
Nova rodada de estudos do Instituto Ampla sobre a Covid-19 no Ceará aponta que a doença entrou no segundo estágio de contaminação no Estado – com curva de contágio mais acelerada – nos últimos dias. Segundo a análise, a atual curva local do novo coronavírus aponta para 3.087 casos confirmados da doença entre 25 e 27 de abril.

Com base na análise da evolução da Covid-19 no Estado, o Instituto destaca a importância de reduzir a velocidade de contaminação especialmente nos próximos dias, para amortecer o pico de casos confirmados. Neste sentido, é importante a manutenção de medidas de isolamento social como as decretadas pelo governador Camilo Santana (PT).

“No período inicial, principalmente na primeira semana após o isolamento social, conseguimos ter uma estabilidade de casos, com crescimento entre 11% 14%. Quando se renovou o isolamento, conseguimos ter quedas significativas, em um dos dias chegando a ter crescimento só de 5%”, destaca Agliberto Ribeiro, diretor do Instituto Ampla.

No último domingo, 5, Camilo chegou a flexibilizar o isolamento, liberando uma série de indústrias para o funcionamento, mas acabou voltando atrás horas depois. “É muito importante que a gente possa manter essas regras. Acredito que o governador, amparado por dados e com uma equipe técnica, conseguiu realmente voltar atrás a tempo”, avalia Agliberto. “Agora, mais do que nunca, os números mostram que o isolamento social vai ser primordial para que a gente tente amortecer, suavizar essa curva (...) estamos entrando agora no estágio 2, onde a curva de crescimento se encaminha para o famoso pico, onde vamos ter mais de 3 mil casos confirmados, entre 25 e 27 de abril”.

Com informações do O Povo.