quinta-feira, 9 de abril de 2020

Cidades do Ceará fecham entrada para visitantes às vésperas da Semana Santa; veja lista

O prefeito de Paracuru, Eliabe Albuquerque, anunciou o fechamento dos limites da cidade a partir de 6 horas  desta quinta-feira (9), véspera de feriado da Semana Santa.

Com a determinação, apenas moradores vão poder entrar no município, mediante apresentação de um comprovante de endereço ou comprovação de parentesco com outro morador. A mesma medida foi tomada pelas cidades Guaramiranga, Piquet Carneiro, Beberibe e Fortim. 

A decisão é motivada pelo aumento nos casos do novo coronavírus no Ceará, e pela potencialidade turística das regiões em questão. Nos três municípios não há casos confirmados do vírus.

O Estado é o 4º do País em incidência de Covid-19, tendo quase o dobro da média nacional de casos, segundo avaliação do Ministério da Saúde. Já foram registradas 53 mortes pela doença em território cearense, conforme dados atualizados até as 19h na plataforma digital IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

PARACURU

“Nossas praias estão com acesso restrito. No momento nós não temos estrutura pra receber, nossas pousadas e hotéis estão fechados, não estão recebendo ninguém, restaurantes estão fechados, barracas de praia. Então não é o momento pra população visitante vir à nossa Paracuru. E, pra ser mais firme, nós estamos também, a partir de amanhã, dia 9, a partir das 6h, fechando os limites do município com nossos municípios vizinhos”, afirmou o prefeito de Paracuru.

De acordo com ele, a determinação não vai dificultar a entrada dos próprios moradores no município. 

“As pessoas do Paracuru não vão ter dificuldades de chegar ao nosso município. É fácil de identificar, basta que tenha comprovante de endereço ou algum grau de parentesco, nossas equipes vão identificar facilmente. Qualquer dúvida, tem a equipe da Guarda Municipal. Nós não estamos pra dificultar a vida de ninguém, só não queremos absorver problemas que vêm de outros municípios aqui pra nossa linda Paracuru”, frisou. 

O município recebeu o valor de R$ 99 mil do Governo Federal para custear ações de combate ao novo coronavírus. Segundo o prefeito, o recurso está sendo destinado à aquisição de máscaras, luvas e medicamentos.

GUARAMIRANGA 

A prefeita de Guaramiranga, Roberlândia Ferreira Castelo Branco, baixou um decreto que determina o fechamento das principais entradas que dão acesso ao Município na terça-feira (7). 

A exceção do bloqueio do acesso é para residentes em Guaramiranga ou para pessoas que trabalhem em estabelecimentos cuja atividade tem sido mantida excepcionalmente ou para o transporte de mercadorias esseciais ou casos de urgência, diz o decreto. Ainda assim, é necessário apresentar um comprovante de endereço e um documento que comprove vínculo empregatíco. 

No caso das pessoas com segunda residência em Guaramiranga, o decreto determina que elas terão de cumprir uma quarentena mínima de 7 dias antes de irem embora da cidade. 

PIQUET CARNEIRO 

Em Piquet Carneiro, o decreto é válido até o próximo dia 20 de abril, e também determina a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade. 

Quem é da cidade ou realiza serviço considerado essencial no município vai precisar apresentar comprovante. 

Só vai ser autorizada entrada de transporte de carga de alimentos, água, produtos farmacêuticos ou outros insumos de necessidade essencial para a população. 

Os moradores de Piquet Carneiro que estejam retornando de cidades onde há casos registrados de transmissão comunitária da Covid-19 vão poder entrar no município, mas terão que permanecer em isolamento domiciliar mandatório, só sendo autorizada a liberação pela autoridade sanitária local. 

FORTIM

Desde quarta-feira (8), as duas entradas principais do município de Fortim, no litoral leste do Ceará, estão sendo fiscalizadas para que seja liberado o acesso apenas aos residentes ou às pessoas que prestam serviços considerados essenciais na cidade. Ou para casos de urgência. As determinações vigoram até o dia 20 de abril, conforme prevê decreto municipal publicado nesta quarta. 

Conforme o documento, as pessoas de segunda residência poderão deixar o município somente após cumprirem uma quarentena mínima de sete dias. Já o residente ou trabalhador que queira ingressar na cidade deve apresentar comprovante de endereço ou documento de inscrição no cadastro do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou ainda documento que comprove o vínculo empregatício nos estabelecimentos em funcionamento em Fortim.

BEBERIBE 

Decreto da Prefeitura de Beberibe, datado de 8 de abril, determina que a partir das 00h00 desta quinta-feira (9) todas as principais entradas de acesso ao município se manterão fechadas. Exceto para residentes ou pessoas que comprovem vínculo empregatício nos estabelecimentos da cidade, em casos de transporte de mercadorias essenciais ou em situações urgentes.

O morador ou trabalhador serão autorizados a entrar no município somente a partir da apresentação de comprovante de endereço ou documento de inscrição no cadastro do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou documento que comprove o vínculo empregatício.

As pessoas de segunda residência também devem cumprir a quarentena de sete dias antes de voltarem a atravessar os limites do município.

Com informações do Diário do Nordeste.