quinta-feira, 2 de abril de 2020

Acidentes de trânsito no Ceará caem 61% durante isolamento social

Reclusão domiciliar por Covid-19 gera redução de 61% em acidentes — Foto: Leabem Monteiro
A dinâmica do espaço urbano mudou a partir das confirmações de pacientes infectados pelo coronavírus Sars-CoV-2 no Ceará. Os casos positivos para a Covid-19, doença pandêmica em crescimento, obrigaram a reclusão social, sobretudo com o decreto estadual que interrompeu serviços. Com mais gente dentro de casa e consequentemente, menos carros, motos e bicicletas, o número de acidentes de trânsito recuou. Se entre 17 e 31 de março de 2019 os sinistros chegaram a 123, em igual período deste ano, foram apenas 48, o que aponta uma redução de 61% nos números.

Os registros de óbitos por acidentes também acompanharam o cenário de quedas. Em igual intervalo de tempo, as mortes decresceram de 21 para 9. Os dados foram encaminhados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), após solicitação do Sistema Verdes Mares. O órgão, no entanto, não detalhou em quais municípios e rodovias estaduais as ocorrências foram registradas.

A Capital, por sua vez, que concentra a maioria dos casos com diagnóstico positivo da Covid-19, acumula também a maior baixa no quantitativo de acidentes. Segundo balanço da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), os chamados para atendimentos de incidentes em ruas e avenidas caíram 73% entre 19 (feriado estadual de São José) a 29 de março últimos, em comparação a iguais dias de 2018.

Com informações do Diário do Nordeste.