quinta-feira, 12 de março de 2020

Governo do Ceará libera R$ 45 milhões para ações de combate ao novo coronavírus

Secretário estadual de saúde, Carlos Roberto Martins, disse em coletiva que, no momento, não indicação para suspender eventos — Foto: Reproduçaõ/SVM
Secretário estadual de saúde, Carlos Roberto Martins, disse em coletiva que, no momento, não indicação para suspender eventos — Foto Reproduçaõ/SVM
O Governo do Estado liberou R$ 45 milhões para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) implementar medidas necessárias de controle contra o coronavírus no estado. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana, em sua página no Facebook, nesta quinta-feira (12). O estado não tem casos confirmados da doença, de acordo com a Sesa.

Ao todo, 15 unidades hospitalares estaduais vão ser preparadas para atendimento de possíveis casos, sendo cinco hospitais em Fortaleza, três hospitais regionais e sete UPAs. A verba será utilizada para a expansão da rede de atendimento, aquisição de equipamentos de proteção e realização de exames.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, disse nesta quinta-feira (12), que como o Estado não está em fase de transmissão da doença não há não há indicação para suspensão de eventos nem fechamento de instituições.

20 casos suspeitos

O Ceará tem 20 casos investigados e cerca de 60 descartados, segundo a Sesa. No Brasil, são 77 casos confirmados da doença e 1.427 suspeitos, segundo o Ministério da Saúde. As mortes em todo o mundo decorrentes do Covid-19 já ultrapassam 4 mil.

Fase de vigilância

As secretarias municipal e estadual ressaltaram nesta tarde que o plano de combate ao Covid-19 foi feito em fases e atualmente o foco é a vigilância. A suspensão de eventos e fechamento de instituições só seriam necessários na fase de transmissão, que pode ou não chegar.

"Não estamos autorizados a suspender hoje essas atividades [eventos públicos], mas quem tiver sinais de infecção não deve ir a locais com aglomeração e, os idosos, por serem grupos de risco, também devem se proteger", disse o secretário.

Em Fortaleza, a unidade de referência para tratamento da doença é o hospital São José, no caso de quem usa exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS), mas se o número de pacientes chegar a ser alto, em novas fases de combate, as UPAS do Edson Queiroz, Vila Velha, Cristo Redentor, Itaperi e Jangurussu poderão fazer atendimento, conforme informações repassadas pelas autoridades de saúde do Estado.

Pandemia

Nesta última quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. "A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional - é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação. (...) Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação", disse Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências da OMS. 
Dicas de Prevenção 


Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal;

Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Com informações do G1 Ceará.