O último dia de 2019 deve ser de chuva em algumas regiões do estado do Ceará, segundo análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o órgão, por meio de imagem de satélite observam-se nuvens sobre todo o estado do Ceará bem como em praticamente todo o Nordeste brasileiro associado a um VCAN. As nuvens significativas associadas à chuva, encontra-se sobre o noroeste do Ceará e região central de Pernambuco. Tais condições colaboram para precipitações.
Como o cenário deve permanecer até, pelo menos, a próxima quarta-feira (1º), a tendência é de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.
Dados preliminares
As precipitações, inclusive já estão ocorrendo desde este último domingo (29). No balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de segunda-feira (30), e a 7h desta terça-feira (31), a rede de observadores mantida pela Funceme indica registros em, pelo menos, 46 municípios.
Os maiores acumulados informados até esta manhã foram em Ibiapina – 115 mm, São Gonçalo do Amarante – 95 mm e Graça – 58 mm.
Para quem vai curtir o Réveillon no litoral, incluindo Fortaleza, a expectativa, neste momento, é que chuvas ocorram na madrugada da quarta e se prolongue até o início da manhã.